Valor biológico da proteína (VB)


Valor biológico da proteína (VB)

É o termo utilizado para avaliar a similaridade e eficiência da composição de aminoácidos pertencentes a uma proteína e quanto o corpo realmente absorverá durante a alimentação. Os aminoácidos essenciais (AEE) que precisam ser fornecidos através da dieta do adulto são: valina, lisina, treonina, leucina, isoleucina, triptofano, fenilalanina e metionina, enquanto que para crianças até um ano são somadas a histidina e a arginina. Os nãos essenciais podem ser sintetizados pelo organismo em quantidades adequadas para uma função normal. Classificação das proteínas: - Alto valor biológico (AVB) - Possui em sua composição aminoácidos essenciais em proporções adequadas (carne, peixe, aves e ovo). - Baixo valor biológico (BVB) - Não possuem em sua composição aminoácidos essenciais em proporções adequadas. É uma proteína incompleta, não possuindo adequadamente em sua composição os AEE (cereais integrais, feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, etc.). - Proteínas de referência - Possuem todos os aminoácidos essenciais em maior quantidade (ovo, leite humano e leite de vaca). - A necessidade de proteína diminui de 2,2 g/kg para crianças de três meses de idade para 1,2 g/kg para crianças de cinco anos e 0,8 g/kg em adultos - Proteínas animais do leite e da carne têm alto VB (cerca de 90); as proteínas dos cereais têm VB menor (cerca de 40), a ingesta diária recomendada de proteínas é uma média de dieta mista com VB de 70.

SAIBA MAIS: - O valor biológico de um alimento é a sua nota de aproveitamento de absorção. - Quanto maior o valor biológico de um alimento, melhor é o seu aproveitamento. - O VB não é único fator que deve ser levado em conta na hora de escolher uma proteína. - O ajuste da necessidade de proteína em relação ao peso é relacionado com a taxa de crescimento, diminuindo da infância até a fase adulta. - As necessidades de proteínas correspondem às de AAE. - As proteínas que contém mais aminoácidos essenciais possuem melhor digestão, com absorção no trato gastrointestinal mais eficiente.

Fator de correção de absorção proteica: Proteína de cereal = 0,5 Proteína de leguminosa = 0,6 Proteína animal = 0,7 Em 100g de arroz tem 7g de proteína x 0,5 = 3,5g de proteína absorvidas.

*Tabela de VB de alguns alimentos: - Ovo - 100 - Leite de Vaca - 92 - Clara de ovo (albumina) - 88 - Peixe - 83 - Carne Vermelha - 80 - Queijo - 80 a 90 - Frango - 79 - Quinoa - 75 - Proteína de Soja - 74 - Arroz - 59 - Trigo – 54 - Feijão – 49 - Legumes - 49 - Amendoim - 43 - Cereais - 40 Essa graduação não é a quantidade de proteína que cada alimento possui.

#Valorbiológicodaproteína #drLeoKahn #proteinas

219 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :