Macro Minerais


Macro Minerais

Nutrientes com função plástica e reguladora do organismo cuja necessidade é maior que 100mg/dia, tão importantes quanto às vitaminas, sem eles o nosso organismo não realiza de forma eficaz as funções metabólicas.

São os minerais exigidos em maiores quantidades pelo organismo, são eles: Cálcio (Ca), Fósforo (P), Magnésio (Mg), Potássio (K), Sódio (Na), Cloro (Cl) e Enxofre.

Outros benefícios:

- Formação e Manutenção de ossos e tecidos

- Ativação de enzima

- Atua permitindo a coagulação sanguínea

- Contração muscular

- Ativador e estabilizador das enzimas

- Atua na secreção de hormônios

- Auxilia na estrutura dentária

- Regula o balanço hídrico e ácido-base

- Atua na sinapse nervosa

- Ajuda na imunidade

- Ação antioxidante

- Compõe algumas moléculas orgânicas

- Age na manutenção do equilíbrio osmótico

SAIBA MAIS:

Cálcio - é o mineral mais abundante no organismo, cerca de 99% está presente nos ossos e dentes, o restante se encontra nos tecidos. É bem distribuído entre alimentos de origem animal e vegetal, no entanto, o cálcio de fontes vegetais sofre a ação de substâncias como o oxalato e o fitato que, reduzem sua absorção, sendo o cálcio de fontes animais mais prontamente disponível.

- Para que haja a absorção do cálcio, é primordial que haja também a presença da vitamina D.

- Alimentos: leites e derivados, cereais integrais, castanhas, soja e derivados, vegetais verde-escuros. IDR de 800 a 1500 mg

Fósforo - também é vital para a construção de ossos e dentes, compõe a estrutura das células e é importante em muitas reações bioquímicas, como no metabolismo energético. As quantidades de fósforo e cálcio precisam estar em equilíbrio entre si para que exerçam suas funções.

- Alimentos: leites e derivados, cereais integrais, leguminosas e carnes. IDR de 800 a 1200mg

Magnésio - é fundamental na contração e relaxamento muscular, participa ainda do sistema imunológico, na formação de anticorpos e na ativação de diversas enzimas.

- Alimentos: leites e derivados, castanhas, vegetais verde-escuros, frutas cítricas, chocolate amargo. IDR de 300 a 400 mg

Cloro - importante mineral envolvido no processo digestivo, necessário para a produção de suco gástrico e enzimas, encontra-se em equilíbrio com o sódio e o potássio.

- Alimentos: sal de cozinha, alimentos processados, fontes de sódio e de potássio. IDR de 750 mg

Sódio - juntamente com o potássio regula o equilíbrio hídrico do organismo. Influencia a condução dos impulsos nervosos, contrações musculares e pressão arterial.

- Alimentos: sal de cozinha, alimentos processados, carnes defumadas, etc. IDR de 1100 a 3300mg

Potássio - associado com o sódio, atua no balanço hídrico do organismo, transporta corrente elétrica, atua na transmissão de impulsos nervosos, mantém a frequência cardíaca e pressão arterial normal.

- Alimentos: frutas, verduras, leite e derivados. 1875 a 5625mg

Enxofre - Componente de dois aminoácidos essenciais.

- Alimentos: ricos em proteínas. IDR não estabelecida

#MacroMinerais #drLeoKahn

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :