Metionina - Auxilia na estrutura da pele, unhas e cabelos saudáveis.


Metionina

Aminoácido do grupo essencial, hidrofóbico e glicogênico, possuem na sua composição o radical metil instável e enxofre que são importantes na formação da cisteína, colina, creatina e fosfolipídios. Responsável por cerca de 2% dos aminoácidos presentes na proteína auxilia na tradução do RNA mensageiro que ocorre dentro do ribossomo na produção da proteína, a presença do enxofre é necessária para a produção da glutationa, um dos principais antioxidantes do corpo humano. A importância de ser um aminoácido sulfuroso em conjunto com a cisteína, zinco e vitamina do complexo B, auxilia na estrutura da pele, unhas e cabelos saudáveis.

Outras funções da metionina: - Ganho de massa muscular pelo aumento da creatina. - Fortalece o sistema imunológico. - Reduz processos inflamatórios. - Previne infecções urinarias de repetição. - Ajuda na desintoxicação. - Alivia sintomas do reumatismo e artrite.

SAIBA MAIS: - Juntamente com L-Cistina é a principal fonte de enxofre orgânico. - Dieta com proteínas oferece quantidades necessárias da metionina. - O organismo necessita em média de 2 a 3 gramas/dia. - É facilmente encontrado nas proteínas de origem animal. - Ingrediente de soluções parenterais e enterais de aminoácidos e vários suplementos nutricionais. - Drogas para doenças hepáticas (principalmente como alternativa à acetilcisteína, p/ evitar danos hepáticos nos casos de envenenamento por paracetamol) e alcoolismo. - Diminui pH urinário. - Pode retardar o desenvolvimento de catarata. - A deficiência de metionina afeta os níveis de colesterol sérico. - Aumenta a susceptibilidade à peroxidação de lipídios ou degeneração.

Alimentos ricos em metionina em porção 100g Clara de ovo- 1662mg Peixe- 835mg Carne vermelha- 981mg Frango- 920mg Carne de porco- 855mg Mozarela- 850mg Queijo prato- 820mg Castanha – 1124mg Amendoim- 140mg Soja- 534mg Quibe cru- 230mg Ovo- 392mg Iogurte- 169mg Feijão- 146mg

É importante saber que a Hipermetioninanemia é uma doença genética adquirida. O excesso de metionina pode ocasionar efeitos colaterais como crescimento de tumores, cardiopatias, aterosclerose e deficiência de ácido fólico, vitamina B9 e vitamina B12. Níveis exageradamente altos pode causar a morte.

#Metionina #drLeoKahn #aminoacidos #proteinas

29 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :