Aminoácidos


Aminoácidos

Moléculas orgânicas utilizadas na síntese proteica do organismo, matéria prima desses macronutrientes, são imprescindíveis para a vida por cumprir funções importantes como a recuperação de tecido muscular até bom funcionamento do sistema imunológico. As plantas conseguem produzir todos os 20 aminoácidos existentes, enquanto o corpo humano consegue produzir 12, sendo que o restante deverá ser adquirido através da dieta alimentar. Os aminoácidos sintetizados organicamente são chamados de não essenciais ou dispensáveis e os adquiridos a partir da ingesta de determinados alimentos são conhecidos por essenciais.

Essenciais: - Fenilalanina - Valina - Triptofano - Treonina - Lisina - Leucina - Isoleucina - Metionina

Não essenciais: - Glicina - Alanina - Serina - Cisteína - Tirosina - Ácido Aspártico - Ácido Glutâmico - Arginina - Histidina - Asparagina - Glutamina - Prolina

A arginina e a histidina são consideradas aminoácidos semiessenciais, pois durante a infância não são sintetizadas pelo nosso organismo e devem ser consumidos a partir de alimentos específicos.

SAIBA MAIS: - Tabela de sete alimentos ricos em aminoácidos: - Ovo - conhecidos como um alimento que constrói músculo, fisiculturistas consumiam ovos c- us. - Carne de frango - ótima fonte de aminoácidos, rico em niacina e selénio excelente fonte de proteína. - Carne de boi - possui todos os aminoácidos essenciais. - Soja – ótimo teor de proteínas e é rica em vitaminas, minerais e fibras insolúveis. - Salmão - excelente fonte de gorduras saudáveis e rica em proteína. - Sardinha - ótimo para incluir mais gorduras saudáveis (ômega 3) e proteínas na alimentação. - Camarão - teor de gordura extremamente baixo e rico em proteína.

Não existe qualquer benefício extra para a saúde relacionado com os aminoácidos serem de origem vegetal ou animal. - Fenilalanina - precursor da Tirosina, dos neurotransmissores (dopamina/ norepinefrina) do hormônio tiroxina; melhora o humor, concentração e memória. - Histidina - auxilia na manutenção do pH sanguíneo e esta associada a respostas alérgicas. - Isoleucina – compõe a força e resistência muscular. - Leucina - também envolvido na força e resistência muscular, sendo um potente estimulante da insulina. - Lisina - auxilia na formação do colágeno, absorção do cálcio, produção hormonal, reduz os níveis de triglicerídeos e é um imunoestimulante. - Metionina - precursor da cisteína, cistina, taurina, carnitina colina e melatonina. - Participa na biossíntese de DNA e RNA; auxilia no funcionamento normal do fígado e contribui para sua desintoxicação. - Triptofano - precursor da serotonina, estimula a secreção do hormônio do crescimento, diminui os riscos de espasmos arteriais e é convertido em niacina. - Valina - encontrada no interior de proteínas com a função de determinar sua estrutura tridimensional; está envolvida na força e resistência muscular. - Arginina - aminoácido precursor do GABA, da ornitina e ureia; estimula produção e liberação do hormônio de crescimento, aumenta a liberação de insulina/glucagon, auxilia na cicatrização e espermatogênese. - Glutamina - participa na formação do colágeno, sendo encontrado na cartilagem, tendões e ligamentos. - Carnitina - age no metabolismo das gorduras.

#Aminoácidos #drLeoKahn #proteinas

60 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :