Síndrome de Reiter

Doença que acomete as articulações provocando artrite assimétrica, principalmente nos membros inferiores e pode estar acompanhada de conjuntivite ou uveíte, uretrite ou cervicite, inflamação do intestino como diarréia aguda e acometimento da pele e mucosas da boca e genitais. De etiologia desconhecida, ocorre após infecções do trato digestivo por Shigella, Salmonela, Yersínia, Campylobacter ou geniturinário pela Chlamydia e Mycoplasma, pertencente ao grupo de patologia das artrites reativas. Existe o fator hereditário, sendo que cerca de 50 e 80% das pessoas afetadas apresenta o HLA B27 positivo que é um antígeno de histocompatibilidade humano presente nos cromossomos. A maioria dos casos que ocorrem na infância é em meninos de 8 a 12 anos, estando associada geralmente às infecções intestinais. Nos adolescentes e adultos jovens a artrite reativa, normalmente, é posterior à infecção genital pela Chlamydia. A Síndrome de Reiter é auto limitada, ocorre de duas semanas após uma infecção geniturinária ou intestinal, com bom prognóstico, porém na maioria das vezes é recidivante podendo às vezes tornar-se crônica, tem evolução como único surto entre 10 a 20%, recorrentes de 40 a 60% e crônica em 20 a 30%.

O diagnóstico é feito pelo medico através da historia clinica e exame físico do paciente, reunindo dados característicos como uma infecção recente, sendo que o exame laboratorial do antígeno HLA-B27 é significativo para a Síndrome (presente em 60% dos pacientes), não como diagnóstico e sim como prognostico da doença. É importante que os pacientes sejam avaliados por urologista ou ginecologista e pelo reumatologista.

Sinais e Sintomas: - A duração varia de alguns dias a várias semanas, com incapacidade importante do paciente nesse período. - Entre 20 e 30% dos pacientes sofrem algum desconforto (mal-estar, febre, desânimo) ou outros sintomas da doença como artrite, conjuntivite e uretrite. - As seqüelas com alterações destrutivas graves e deformidades são muito raras, alterações degenerativas como osteoartrite das articulações comprometidas podem ocorrer.

SAIBA MAIS: - O início ocorre de uma a quatro semanas após infecção entérica ou geniturinária. - A síndrome de Reiter é a artrite mais comum no homem jovem e é também freqüente em mulheres. - Artrite com maior freqüência nos membros inferiores; - Artrite com menor freqüência em grandes articulações dos membros superiores; como cotovelos, ombros e punhos. - Geralmente mono articular ou oligoarticular e assimétricas. - Manifestações cardíacas ou neurológicas são possíveis. - Com menor freqüência, a doença pode acometer o rim. - Entre 20 e 30% das pessoas acometidas podem desenvolver dor lombar baixa que piora após o repouso prolongado e acompanhado de rigidez pela manhã por acometimento da articulação sacro ilíaca, ocasionalmente ascendendo para a coluna vertebral. - Inflamação da inserção dos tendões nos ossos, principalmente no tendão de Aquiles e calcanhar. - O nome de artrite reativa é para situações em que há artrite ao mesmo tempo ou logo a seguir a infecção recente em um local que não seja articulação, procure o médico reumatologista.