top of page
Foto do escritorDr. Leo Kahn

Janeiro Branco


Janeiro Branco

Janeiro Branco

Campanha nacional de conscientização em favor da saúde mental e emocional surgiu em 2014, em Minas Gerais e foi criada por profissionais da área de psiquiatria e psicologia. Este é o terceiro ano de existência e a campanha tem como tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”. O objetivo é debater e difundir o conceito de saúde mental com a sociedade brasileira, apresentando-a como uma condição necessária para o bem-estar, o trabalho e a convivência social. Os transtornos mentais acometem indivíduos de todas as faixas etárias, sexo, raças e classes sociais. A depressão, já é considerada o mal do século e o segundo maior problema de saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 20% da população global terá algum problema ou distúrbio mental durante a sua vida. A Associação Brasileira de Psiquiatria calcula que mais de 40 milhões brasileiros possuem algum distúrbio mental e aproximadamente 10% das mulheres e 6% dos homens terão algum episódio depressivo durante os próximos anos. Além da depressão, outras doenças psiquiátricas também se tornaram conhecidas dos brasileiros, como os transtornos de ansiedade, a bipolaridade e a síndrome do pânico.

Fatores de risco: - Hereditariedade. - Uso de álcool, tabaco e outras drogas. - Uso de anticonvulsivantes e calmantes. - Baixa autoestima. - Depressão e ansiedade. - Transtorno de atenção/hiperatividade, - Transtorno oposicional/conduta queixas somáticas. - Autoagressão. - Tentativa de suicídio.

Sinais e Sintomas: - Sentimento de tristeza e solidão. - Insônia. - Obesidade. - Fadiga. - Esquecimento. - Irritabilidade. - Dificuldades de concentração.

Atualmente o diagnóstico de transtornos mentais é realizado com base na observação clínica de um conjunto de sinais e sintomas apresentados pelos pacientes em um determinado período. O uso de exames complementares como: tomografia axial computadorizada, ressonância magnética e a tomografia de emissão de positrões (TEP), um tipo de gamagrafia que mede o fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro, conseguiram diferenciar uma perturbação psiquiátrica de outra, levando a uma maior precisão no diagnóstico.

SAIBA MAIS: - A maioria dos transtornos mentais aparece na infância: 50% antes dos 14 anos e 75% dos casos, antes dos 24 anos, e se não tratados podem evoluir até a idade adulta. - A prevenção na área de saúde mental também é vital para o bem-estar e a qualidade de vida no futuro. - Grande parte da população valoriza apenas o cuidado com o corpo físico e, às vezes, esquecem a importância de zelar por uma boa saúde mental e emocional. - Cada vez mais presentes e atuantes, as mulheres são mais sensíveis, do ponto de vista emocional, do que os homens, e por isto mesmo, mais propensa a desenvolver transtornos e fobias. - A manutenção de uma vida mental saudável incluem atividades simples que podem parecer difíceis na correria cotidiana. - Meditação e psicoterapia são práticas que podem ajudar a sair de um contexto problemático e buscar o autoconhecimento. - Outras causas: sentimento de inutilidade, agressividade/ altos níveis de raiva, problemas interpessoais, transtornos neuróticos, obesidade, violência doméstica com punição física, dificuldades de relacionamento familiar (pais e irmãos), pais usuários de álcool, divórcio dos pais, problemas financeiros da família, baixo desempenho ou abandono escolar, Bullying, discriminação e racismo, violência física sofrida, situações de abuso sexual com ameaça de vida e lesão física, problemas legais, envolvimento com acidentes automobilísticos, não estar trabalhando ou estudando, atividade sexual precoce entre outros.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page