Glomerulonefrites - Inflamações que acometem os rins


Glomerulonefrites - Inflamações que acometem os rins e podem levar a Insuficiência Renal :

Os rins compõem o sistema urinário e são responsáveis pela filtração e produção de alguns hormônios, reúnem no seu interior cerca de um milhão de néfrons e estes em um glomérulo e um túbulo renal. O glomérulo é um emaranhado de capilares capazes de filtrar o sangue, eliminando substancias indesejáveis pela urina. Glomerulopatia é o nome do grupo de patologias que acometem os glomérulos, sendo a mais comum a glomerulonefrite, que podem ser classificadas em primárias, secundarias, agudas e crônicas. As primárias afetam os glomérulos diretamente e são causadas por infeções virais ou bacterianas. As secundárias não têm origem glomerular, mas em outras patologias sistêmicas que afetam o funcionamento do glomérulo.

Fatores de risco: - Reação antígeno/anticorpo. - Diabetes. - Hipertensão arterial. - Hepatite B e C. - Obesidade. - Lúpus. - Uso de drogas. - HIV. - Amiloidose. - Sífilis. - Granulomatose de Wegener. - Síndrome de Goodpasture. - Câncer.

Sinais e Sintomas: - Hipertensão. - Fraqueza. - Indisposição. - Inchaço de membros inferiores. - Edema palpebral. - Hematúria. - Proteinúria. - Oligúria. - Anemia.

O diagnostico é realizado pelo histórico, exame físico e complementado por exames laboratoriais de sangue e urina. Os exames de imagem como tomografia e ressonância magnética podem auxiliar, mas a biopsia renal fecha o diagnóstico.

SAIBA MAIS: - As glomerulonefrites são afecções inflamatórias não infecciosas. - Podem ser consequência de outros distúrbios imunológicos, vasculares, metabólicos ou de algumas condições hereditárias. - Nos túbulos renais ocorre a seleção daquilo que foi filtrado no glomérulo. - Algumas substâncias importantes, como glicose, sódio, potássio, cálcio, podem ser reabsorvidas de acordo com as necessidades do organismo. - Utilize pouco sal nos alimentos. - Evite o consumo de álcool. - Algumas nefropatias são mais benignas, a lúpica e as secundárias geralmente evoluem mal se não tratadas a tempo. - As glomerulopatias primárias e secundárias podem causar síndrome nefrítica, síndrome nefrótica ou ambas. - Síndrome nefrítica é caracterizada pelo aparecimento de edema, HAS e hematúria. - Síndrome nefrótica por proteinúria, edema, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia. - Controle a pressão arterial e taxas de açúcar no sangue. Procure um médico nefrologista.

#Glomerulonefrites #doençasdosrins #drLeoKahn

10 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :