Anemia Perniciosa - Tem como causa a falta da Vit. B12.


Anemia Perniciosa

Conhecida como Anemia Megaloblástica ocorre quando o corpo não consegue fabricar células vermelhas do sangue saudáveis suficientes por causa da deficiência de VITAMINA B12, na falta dessa, elas não se dividem normalmente, ficando muito grandes e encontram dificuldade em sair da medula óssea, onde são fabricadas. Essa Anemia severa ou de longa duração pode danificar o coração, cérebro, outros órgãos do corpo, podendo ocasionar ainda lesão nos nervos, perda de memória, problemas no trato digestivo e aumenta o risco maior para câncer de estômago. As causas que provocam anemia perniciosa incluem falta de fator intrínseco, infecções, cirurgia, medicamentos ou dieta. O fator intrínseco é a ausência de uma proteína fabricada no estômago que ajuda o corpo a absorver vitamina B12, em alguns casos é decorrente de resposta autoimune, criando anticorpos que destroem células do revestimento do estômago que as fabricam. Também pode ocorrer se a pessoa teve parte do estômago removida, esse tipo de cirurgia reduz a quantidade de células para fabricar fator intrínseco. Em casos raros, crianças nascem com desordem herdada que previne o corpo de fabricar fator intrínseco, chamada Anemia Perniciosa Congênita. Mais raramente ocorre pela falta de vitamina B12 suficiente na dieta, as melhores fontes da vitamina são carne, frango, peixe, ovo, lacticínios e suplementos alimentares. Vegetarianos estritos, que não consomem produtos animais e laticínios, e não tomam suplementos de vitamina B12, corre este risco. Bebês amamentados por mães vegetarianas estritas também correm risco dessa anemia e podem desenvolver meses depois do nascimento. Outros grupos, como idosos e pessoas que sofrem de alcoolismo, também podem ter risco para anemia perniciosa porque não obtêm a quantidade apropriada de nutrientes na dieta.

Sinais e Sintomas: Fadiga, tontura, dor de cabeça, frio nas mãos e pés, palidez, dor no peito, formigamento e falta de sensibilidade nas mãos e pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, confusão, demência, depressão e perda de memória. A falta de células vermelhas também significa que o coração tem que trabalhar mais forte para mover sangue rico em oxigênio através do corpo, ocasionando arritmias, sopro cardíaco, aumento do coração e até insuficiência cardíaca. Outros sintomas envolvem o trato digestivo e incluem náusea, vômito, azia, gases intestinais, constipação ou diarréia, perda de apetite, perda de peso e aumento do fígado.

O diagnóstico é baseado no histórico pessoal e familiar, exame físico, e resultados de testes como hemograma completo, exame de contagem de reticulócitos, níveis de vitamina B12, níveis de homocisteína e ácido metilmalônico, anticorpos para fator intrínseco e anticorpos das células parietais. O médico pode necessitar de exames de medula óssea como aspiração e biópsia.

SAIBA MAIS: O tratamento é feito suprindo a vitamina B12 que falta ao corpo. Sem células vermelhas suficientes para carregar oxigênio, a pessoa pode se sentir fraca e cansada. Pessoas com anemia perniciosa podem precisar de tratamento por toda a vida. Prevenir ou tratar a anemia, seus sinais e sintomas. Prevenir ou controlar as complicações, como danos ao coração e nervos. Tratar a causa da anemia perniciosa caso ela seja identificada. Os sinais e sintomas devem começar a melhorar dentre de alguns dias depois do começo do tratamento. O médico pode aconselhar limitar as atividades físicas até que a condição do paciente melhore. Não é possível fazer prevenção da doença decorrente de falta de fator intrínseco. Não se sabe por que essa reposta autoimune acontece. Bebês com deficiência de vitamina B12 podem ter reflexos ruins ou movimentos diferentes como tremores na face, dificuldade para alimentar decorrente de problemas na língua e garganta. Se a deficiência não for tratada, podem ocorrer problemas permanentes de desenvolvimento.

Procure seu médico quando necessário.

#anemiaperniciosa #drLeoKahn #deficienciadevitB12

116 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :