Sais Minerais e Vitaminas


Sais Minerais e vitaminas

Nutrientes com origem mineral, sendo que nenhum é produzido naturalmente pelo organismo, responsáveis pelas mais diversas funções metabólicas do corpo. De 28 minerais existentes, somente 12 são essenciais e podem ser divididos em dois grupos, de acordo com a necessidade diária: Macrominerais - são necessários mais de 100mg/dia e tem como principais funções a estrutura e formação dos ossos, regulação dos fluidos corpóreos e secreções digestivas (cálcio, fósforo, magnésio, cloreto, sódio e potássio). Microminerais – a necessidade diária é menor que 100mg/dia e tem como funções as reações bioquímicas, sistema imunológico e antioxidante (ferro, zinco, selênio, cobre, iodo e manganês). Carência desses nutrientes pode causar doenças como anemia, alterações ósseas e alterações musculares, entre outras.

Outros benefícios: - Auxilia na estrutura dentária - Regula o balanço hídrico e ácido-base - Atua na sinapse nervosa, contração muscular e transporte - Ajuda na imunidade - Ação antioxidante - Colabora nas reações enzimáticas - Compõe algumas moléculas orgânicas - Age na manutenção do equilíbrio osmótico - Entenda a importância dos minerais mais importantes para o organismo e veja em quais alimentos são encontrados com mais abundância.

SAIBA MAIS: - O ferro é essencial para o bom funcionamento das células e para a síntese de DNA, participa de reações enzimáticas, fornece energia, transporta oxigênio para os músculos, atua como fixador do oxigênio nas fibras musculares cardíacas e músculo esquelético e auxilia na formação da hemoglobina. - O cálcio é o principal elemento para a formação e manutenção dos ossos e dos dentes, representa 99% da quantidade total desse mineral presente nessas estruturas do organismo, além de ativar as enzimas, conduzir os impulsos nervosos, contração muscular e evitar coagulação sanguínea.

Alguns alimentos com Índice Diário Recomendado: - Cálcio - Leite e derivados, sardinha, hortaliças verde-escuras/IDR: 800 a 1500 mg. - Fósforo - Carnes, aves, peixes, gemas de ovos, leguminosas, derivados do leite e refrigerantes/IDR: 800 a 1.200mg. - Magnésio - Verduras, leguminosas, cereais e pães integrais, carnes, peixes e ovos/ IDR: 300 a 400 mg. - Cobre - Fígado, frutos do mar, leguminosas, nozes, ameixas/IDR: 1.5 a 3 mg. - Cromo - Levedo de cerveja, produtos à base de grãos integrais, fígado, queijo e cerveja/IDR: 50 a 200 mg. - Enxofre - Alimentos ricos em proteína/IDR: não estabelecido. - Ferro - Fígado, carnes, frutos do mar e leguminosas/ IDR: 10 a 18 mg. - Flúor - Água fluoretada e chá/IDR: 1.5 a 4 mg. - Iodo - Sal, frutos do mar, vegetais de solo rico em iodo/IDR: 150 mcg. - Manganês-Café, chá, nozes, leguminosas, farelo/ IDR: 2.5 a 5 mg. - Molibdênio- Fígado, outras vísceras, hortaliças verde- escuras, produtos de grãos integrais/IDR: 75 a 250 mcg. - Selênio- Aves, frutos do mar, vísceras, produtos a base de grãos integrais, cebolas, alho e cogumelos/IDR: 55 a 70 ug. - Zinco - Ostras, carne, iogurte e os cereais enriquecidos/IDR: 12 mg a 15 mg. - Cloro- Sal de cozinha, frutos do mar, leite, ovos e carne/IDR: 1.700 mg a 5.100 mg. - Potássio- Abacates, bananas, frutas cítricas e secas, leguminosas e muitos vegetais e os produtos de grão integral/IDR: 1.875 mg a 5.625 mg. - Sódio- Sal de cozinha, derivados do leite, frutos do mar, temperos e alimentos processados (a maioria) /IDR: 1.100 mg a 3.300 mg.

#SaisMineraisevitaminas #drLeoKahn

38 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :