LARINGITE


LARINGITE

Processo inflamatório da laringe, estrutura das vias aéreas superiores onde se posiciona a corda vocal, podendo ser classificadas em aguda ou crônica. A aguda é causada geralmente por vírus, mas pode resultar de uma infecção bacteriana, enquanto a crônica pode ser causada por tabagismo, uso intenso da voz, tosse violento ou exposição a substâncias irritantes. Acomete ambos os sexos, sem preferência de idade, sendo mais comuns após a infecção das vias aéreas superiores, é autolimitante e não esta associada a dificuldades respiratórias. São várias as formas de laringite próprias de crianças e podem ocasionar obstrução respiratória grave ou fatal, entre elas estão a crupe e a epiglotite.

Sinais e Sintomas: - Rouquidão, - Voz vai ficando fraca durante o dia, - Garganta seca e dolorida, - Tosse seca, - Dificuldade de engolir, - Sensação de edema na área da laringe, - Sintomas similares à gripe e resfriado, - Gânglios inchados no pescoço, - Febre, - Dificuldades respiratórias em crianças.

Após ouvir o histórico e sintomas, o médico otorrinolaringologista examinará visualmente suas cordas vocais e áreas próximas com um laringoscópio, podendo também examinar sua tireóide, os gânglios de seu pescoço e a qualidade de sua voz. Exames laboratoriais e raios-x podem ser solicitados.

SAIBA MAIS: - Permanecer saudável e repousar normalmente podem ajudá-lo a diminuir as condições que predispõem a laringite. - Evite fumaça, poeiras ou vapores irritantes. - Repousar ou diminuir suas atividades. - Repousar sua voz o máximo possível. - Evite local de ar seco. - Beba bastante líquido não gelado. - Evite o álcool e o cigarro. - Não grite, não fale alto (principalmente em locais barulhentos). - Tomar banho de chuveiro com água quente e respirando o vapor. - Use se possível umidificador de ambiente. - Quando a laringite aguda é causada por vírus os sintomas desaparecem sem necessidade de tratamento. - A Laringite crônica deve melhorar com uma semana de repouso. - No caso de nódulos melhora somente após a cirurgia. - O sintoma mais comum é o prejuízo da voz desde a rouquidão até a perda da capacidade de falar a não ser sussurrando. - A rouquidão que dura mais de três semanas precisa ser bem avaliada para eliminar a possibilidade de outras doenças. Siga o tratamento prescrito pelo seu médico.

#LARINGITE #drLeokahn

6 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :