Plaquetopenia


Plaquetopenia

Também chamada de trombocitopenia é a diminuição das plaquetas, um dos elementos do sangue que participam na coagulação. Normalmente o número de plaquetas na corrente sanguínea corresponde entre 150 mil a 350 mil plaquetas /microlitro. Sua sobrevida no organismo gira em torno de oito dias e a sua distribuição ocorre em 70% na circulação e 30% no baço, sua remoção é feita pelo SER (baço e fígado). Vários tipos de enfermidades podem reduzir esse número, sendo as principais razões: - Produção insuficiente na medula óssea, - Sequestro das plaquetas pelo aumento do baço, - Aumento do seu consumo ou de sua destruição, - Hemodiluição. Geralmente a hemorragia acontece quando a sua quantidade é inferior a 30 mil/microlitro, embora em geral os problemas não se observem até abaixem a 10 mil/microlitro.

Fatores de risco: - Medicamentos e drogas, - Falha na produção, - Quimio ou radioterapia, - Doenças afetando a medula óssea, - Coagulação intravascular disseminada (CIVD), - Púrpura trombocitopênica trombótica e imune, - Distribuição anormal das plaquetas, - Hiperesplenismo, - Hemodiluição, - Plaquetopenias hereditárias.

Sinais e Sintomas: - Hemorragia cutânea e de mucosas. - Lesões puntiformes purpúreas na parte inferior das pernas. - Equimoses. - Sangramento das gengivas. - Sangue nas fezes ou na urina. - Períodos menstruais anormalmente intensos. O diagnóstico é realizado pelo médico através do histórico do paciente e de um exame físico minucioso. As provas laboratoriais de sangue e da medula óssea, detectam valores baixos de plaquetas e um aumento na destruição das mesmas em vez de uma diminuição na sua produção.

SAIBA MAIS: - As petéquias são lesões puntiformes de cor escura na pele, semelhante a picadas de insetos. - Os transtornos ocasionados por deficiências de plaquetas são a plaquetopenia (diminuição do número) e da plaquetopatia (alteração funcional). - À medida que diminui a quantidade de plaquetas, a hemorragia torna-se mais intensa. - Um baço grande na palpação do exame físico sugere um quadro de trombocitopenia. - Em caso de plaquetopenia: -Escove os dentes com uma escova macia e não provoque lesão nas gengivas, bochechas ou língua. -Não utilize fio dental para a limpeza dos dentes. -Não faça muita força ao assuar o nariz. -Cuidado ao manipular objetos cortantes com tesouras, facas, assim como objetos com ponta. -Ao fazer a barba prefira usar uma máquina elétrica em lugar de navalha ou lâminas. -Use calçado que protejam seus pés. -Não use roupa apertada. -Cuidado com atividades físicas que possam proporcionar alguma lesão. -Ao sofrer um corte, não se alarme, pressione o local firmemente por um período de tempo razoável esperando estancar o sangramento, se persistir o sangramento procure um médico.

#Plaquetopenia #drLeokahn

8 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :