Alanina - Ajuda a reduzir a Fadiga Muscular


Alanina

Considerado um dos menores aminoácidos faz parte do grupo não essencial e hidrofóbico, sendo sintetizado no fígado a partir do piruvato e da carnosina, tendo o zinco como cofator. Está relacionada com as vias metabólicas como a glicólise, gluconeogenese e o ciclo do ácido cítrico, indivíduos estressados ou em hipoglicemia consomem tecido muscular, a fim de obter L-Alanina para normalizar o nível de glicose sérica. A quebra da carnosina presente nos músculos origina a histidina e L-Alanina favorecendo a produção de linfócitos e imunoglobulinas. Benefícios da alanina: - Aumento da massa muscular. - Melhora da resistência física. - Reduz o acido lático e a fadiga muscular - A beta-alanina estimula a carnosina e serotonina no cérebro. - Melhora níveis diabéticos. - Aumenta a imunidade. - Auxilia na função cognitiva. - Protege a próstata através do fluido prostático que possui uma alta concentração de alanina, evitando dores e problemas graves durante a micção. - Colabora em tratamentos tumorais.

SAIBA MAIS: - Estruturalmente é um dos aminoácidos mais simples. - É liberado na quantidade necessária. - 30% da alanina no sangue são sintetizadas pelo músculo. - A proteína muscular consiste em cerca de 6% desse aminoácido. - A taxa de síntese de glicose a partir da alanina no fígado é maior do que qualquer outro aminoácido. - Assim como o GABA, a taurina e a glicina, é um neurotransmissor inibitório no cérebro com acentuada ação tranquilizante. - A síndrome da fadiga crônica tem sido associada a níveis excessivos de alanina e baixos níveis de tirosina e fenilalanina. - O exame de alanina aminotransferase (ALT) é utilizado para detectar lesões no fígado como esteatose, icterícia, colúria entre outros. - O ALT também pode ser realizado quando ocorre exposição ao vírus da hepatite, uso excessivo de bebidas alcoólicas e diabetes. - Sua ingesta pela alimentação não é fundamental, pois o organismo consegue produzir esse aminoácido. - Falta da vitamina B6 pode provocar deficiência na sua produção. - Atua como transportador do íon amônio produzido nos músculos para o fígado.

Algumas fontes de alanina em porções 100g: - Carne vermelha - 3,9 g - Peixe - 2,6 g - Levedura de cerveja - 2,3 g - Carne de frango - 2,2 g - Cogumelo - 1,9 g - Sementes de girassol - 1,8 g - Germe de trigo - 1,8 g - Soja - 1,7 g Esse Aminoacido compõe o famoso BCAA que tem como função o amuento da massa muscular.

#Alanina #drLeoKahn #BCAA

20 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :