Proteinúria - Perda de proteína pela urina


Proteinúria

A albumina é uma proteína encontrada no plasma sanguíneo originada pelo metabolismo dos alimentos proteicos como carne, ovos, leite, queijo. Essa proteína é importante na manutenção da circulação normal dos líquidos dentro dos vasos e na conservação do estado nutricional do individuo, quando sua excreção esta aumentada na urina, chamamos de proteinúria. Quanto a sua etiologia pode ser classificada em: - Glomerular - as proteínas de peso molecular normal, como albumina, transferrina, gamaglobulinas (IgG e IgA), microglobulinas e outras que atravessam a membrana filtrante do glomérulo. - Tubular - são as secretadas pelo túbulo renal proximal, especialmente lisozimas e microglobulinas. - Proteínas secretadas pela parede do trato urinário - pelve renal, ureter, bexiga e uretra. - Superprodução de proteínas de baixo peso molecular que se acumulam no plasma sanguíneo, mas como são pequenas, atravessam o filtro.

Fatores de risco: - Diabetes - HAS - Desidratação - Estresse - Febre - Exercício físico intenso - Mieloma Múltiplo - AIDS - Hepatite - Lúpus - Sífilis - Eclampsia - Obesidade - Amiloidose - Sarcoidose - Malária - Doença primaria do glomérulo - Artrite reumatoide

Sinais e sintomas: - Enjoos - Vômitos - Diminuição na produção de urina - Edema de tornozelo e pálpebras - Sabor desagradável na boca - Cansaço - Falta de ar e de apetite - Palidez - Secura e prurido generalizado da pele - Urina espumosa - Dor e queimação ao urinar O diagnóstico é realizado pelo médico através da historia clinica, exame físico e de laboratório como urina I, urina de 24 horas (medida em gramas no período).

SAIBA MAIS: - A proteinúria pode ser intermitente/transitória ou persistente/permanente Pode ser classificada também como: -Leve (1,0g/24hrs) -Moderada (1,0 até 3,5g/24hrs) -Maciça (superior 3,5g/24hrs/1,73 de superfície corporal) - O edema é a principal manifestação das proteinúrias maciças. - Ele ocorre porque a perda constante e intensa de proteína na urina faz com que a albumina plasmática atinja níveis muito baixos. - Com isso, diminui muito o poder oncótico do plasma, permitindo que a água infiltre por todos os tecidos, surgindo o edema. - Como a água e o sal se infiltram pelos tecidos, em consequência da albumina baixa, surge hipotensão por diminuição do volume circulante e, em função disso, o paciente urina pouco para poupar líquido. - Perda de proteínas do plasma também propicia a desnutrição com todas as suas complicações. - Proteinúria pode ser um sinal de lesão renal. - As proteínas do soro filtradas no glomérulo renal são quase todas reabsorvidas. - Perda excessiva de proteínas está geralmente relacionada a uma perturbação da filtração ou da reabsorção. Procure seu médico.

#Proteinúria #drLeokahn

13 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :