Treonina


Treonina

Aminoácido essencial que representa cerca de 4% nas proteínas de um indivíduo, possui papel importante como um precursor de aminoácidos não essenciais, sendo que forma a glicina sob a ação da treonina aldolase e a serina a partir da glicina. A treonina tem ação lipotrópica, o que quer dizer que ela ajuda a quebrar gorduras saturadas e facilita sua metabolização pelo fígado e junto com a metionina e acido aspártico auxilia na prevenção do acumulo de ácidos graxos e na remoção de depósitos de gordura hepática. Outros benefícios desse aminoácido: - Atua na síntese do colágeno, elastina, esmalte dentário e tecido muscular. - Proteção contra infecções intestinais. - Facilita a digestão. - Auxilia no bom estado de outros tecidos como aqueles que compõem artérias e coração. - Colabora para um sistema nervoso saudável no combate a depressão, ansiedade e doenças mentais. - Contribui para a síntese de anticorpos no sistema imunológico - Envolvido no processo pelo qual as células do corpo produzir energia no ciclo de Krebs - Previne Inflamações do sistema ósseo e articulações como artrite, artrose, reumatismo, tendinite, etc. - Atenua condições dermatológicas tais como acne, dermatite, psoríase, seborreia, etc.

SAIBA MAIS: - Como o corpo não é capaz de sintetizar esse aminoácido é necessário à ingestão diária recomendada (IDR) através do consumo de alimentos ricos em treonina. - Um adulto necessita de aproximadamente 20 miligramas/kg de peso corporal. - Um homem com 70 kg deve ingerir pelo menos 1.400m/dia. - Uma mulher de 50 kg deverá consumir pelo menos 1.000/dia. - Níveis de treonina presente nos cereais são consideravelmente altos. - Mas sua absorção no trato digestivo é fraca e a biodisponibilidade é muito baixa. - Isso acontece porque a sua ligação peptídica na proteína não é facilmente hidrolisada. - A suplementação da IDR são cerca de 500 mg/ dia, quantidades superiores não são recomendada, pois pode danificar a função hepática e renal. - Não é indicada a suplementação em grávidas ou lactantes.

Alimentos ricos em treonina por porção: Peito de Peru – 95mg Grãos de soja tostados - 481mg Farinha de soja - 420mg Tofu - 115mg Carne de Porco - 1.014mg Carne bovina - 2.569mg Cottage (1/2 xícara) - 315mg Mussarela light (três fatias finas)- 305mg Parmesão (pedaço de 20g)- 264mg Leite desnatado - 282mg Iogurte desnatado - 368mg Fígado de ave ou bovino- 1.322mg Feijão - 641mg Lentilha – 536mg Grão de bico - 536mg Ervilha - 302mg Salmão - 1.540mg Clara de Ovo - 148mg Camarão - 867mg Linhaça-105mg Chia-100mg Amêndoas - 84mg Castanha de caju - 95mg

#Treonina #drLeoKahn #aminoacidos

40 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :