Shiguelose


Shiguelose

Doença diarréica aguda infecciosa causada por um bacilo gram-negativo da família das enterobactérias, transmitido por contato oro-fecal entre humanos. Infecção auto limitada, com duração de quatro a sete dias, sendo que em crianças jovens a convulsão pode ser uma complicação grave. As infecções graves estão associadas a uma ulceração da mucosa, com sangramento retal e desidratação. Com distribuição mundial, 2/3 dos casos e a maioria de mortes ocorrem em crianças menores de 10 anos de idade e que seja responsável por cerca de 600.000 mortes anual no mundo. Ocorre em locais com problemas de higiene e saneamento básico, sendo endêmicas em países em desenvolvimento e de clima tropical. No estado de São Paulo, 2 a 5% dos surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos/Água notificados são por Shigella envolvendo em média 300 pessoas por ano. O diagnóstico é realizado através da história clínica e exame físico do paciente e confirmado principalmente pela coprocultura e, mais raramente, pela hemocultura. Outros exames inespecíficos podem ser usados, como o hemograma e a análise do muco fecal, a sorologia e o PCR podem ser úteis, porém nem sempre facilmente disponíveis.

Sinais e Sintomas:

- Febre - Perda de apetite - Náuseas - Vômitos - Diarréia - Dor e flatulência abdominal - Dor durante a evacuação - Pode surgir sangue, pus e muco nas fezes

SAIBA MAIS: - É também conhecida como disenteria bacilar. - O principal reservatório são os seres humanos. - Raramente ocorre em animais, tendo sido descritos surtos prolongados em primatas tais como macacos e chimpanzés. - Outras infecções bacterianas podem acompanhar a shiguelose, especialmente em pacientes debilitados e desidratados. - As complicações incomuns incluem a lesão de nervos, de articulações ou do coração e, raramente, a perfuração intestinal. - O esforço intenso para evacuar pode causar prolapso retal e este pode causar perda permanente do controle intestinal. - Os casos graves podem durar de 3 a 6 semanas. - Lave as mãos após o uso do banheiro. - Água e leite podem ser contaminados por fezes provocando a infecção. - Moscas carregam o patógeno para os alimentos a partir de banheiros e de disposição inadequada de fezes e esgotos. - Alimentos expostos e não refrigerados constituem um meio para sua sobrevivência e multiplicação. - Ambientes fechados como creches, hospitais e similares são propícios para a disseminação da doença. - Mais grave em crianças e em idosos debilitados e desnutridos e em pacientes com AIDS. - O aleitamento materno protege as crianças. - O tratamento consiste de hidratação oral ou venosa. - Antibióticos podem ser receitados dependendo da gravidade da doença. Em caso de sintomas acima procure seu médico e notifique os surtos (dois ou mais casos) imediatamente às autoridades de vigilância epidemiológica municipal, regional ou central.

#Shiguelose #drLeokahn

43 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :