Queilite angular - Saiba como proteger seus lábios contra essa doença


Queilite angular

Anatomicamente o lábio é dividido em 3 regiões: pele da área externa, semimucosa ou zona da vermelhidão e a mucosa. As comissuras bucais são os ângulos compostos pela submucosa inferior e superior. A queilite ou comissurite angular, também chamada popularmente de boqueira, é uma dermatose comum que tem como característica a inflamação e fissura dos ângulos dos lábios. Essas lesões podem ser uni ou bilaterais, acometem mais os indivíduos de cor branca na faixa etária de 40 a 60 anos, mas pode ocorrer em crianças e adultos jovens. O acúmulo salivar no ângulo da boca parece ser o principal fator desencadeante, facilitando a formação de fissuras e contaminação da ferida por bactérias ou fungos.

Fatores de risco: - Candidíase - Próteses dentárias - Aparelhos ortodônticos - Déficit de vitamina B - Doenças sistêmicas - Dermatite atópica - Queda da pele nos cantos da boca por envelhecimento - Ausência de dentes que altera a angulação da boca - Má higiene oral - Alergia ao dentifrício - Psoríase ou dermatite seborreica - Lábios ressecados, que favorecem o aparecimento de feridas - Uso de drogas que ressecam a boca - Compulsão por lamber os lábios

Sinais e Sintomas: - Fissura - Rachadura - Ulceração - Vermelhidão - Crosta - Dor - Ardência - Secreção purulenta

O diagnóstico é feito pelo médico através do histórico e exame físico local, às vezes é necessário exames laboratoriais da secreção ou até biopsia.

SAIBA MAIS: - Também é conhecida como perleche, estomatite angular ou queilose angular. - A lesão pode se tornar crônica. - Cuide da sua saúde bucal. - Não passe a língua para umidificar os lábios. - Cuidado com alimentos ricos em açúcar. - Uso de corticoides inalatórios favorece o crescimento de germes na cavidade oral. - Deficiência do sistema imune também desencadeiam a patologia. - Principalmente em indivíduos com HIV, câncer, neutropenia, diabetes mellitus, anorexia ou transplantados de órgãos. - Com menor frequência pode ser provocada por carências nutricionais, como falta de vitamina B, ferro ou ácido fólico. - A lesões da queilite angular não costumam sangrar. - Outros tipos de queilites são a actínica, glandular, de contato, entre outras. Procure seu médico.

#Queiliteangular #drLeoKahn #doençasdoslabios

5 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :