Resfriado


Resfriado

Doença viral que acomete as vias aéreas superiores, nariz e a garganta, podendo ser transmitido entre pessoas, através de perdigotos eliminados ao tossir, espirrar e falar ou pelo contato em objetos que contenham o vírus como telefones, lenços e outros Existem cerca de 200 tipos diferentes de vírus que invadem as células da mucosa nasal, sendo o mais freqüente o rhinovirus. Estima-se que o rhinovirus cause de 30 a 35% de todos os resfriados em adultos, e são mais ativos no começo do Outono, Primavera e Verão. A causa de 30 a 50% dos resfriados em adultos, presumidamente viral, permanece sem ser identificada. O frio favorece em parte o desenvolvimento do vírus, principalmente devido ao enfraquecimento do sistema imunológico, mas o estresse, umidade, reações alérgicas da nasofaringe, fase menstrual podem colaborar. Atinge principalmente crianças e jovens principalmente em fase escolar, devido à facilidade de transmissão em ambientes fechados, em média até 10 episódios por ano. Os adultos têm em média de dois a quatro resfriados por ano, sendo que mulheres, especialmente entre os 20 e 30 anos de idade, têm mais resfriados do que os homens, provavelmente por causa do contato mais próximo com crianças e da fase menstrual. Pessoas com mais de 60 anos têm normalmente menos de um resfriado por ano. Estudos sugerem que uma pessoa está mais propensa a transmitir o rhinovirus do segundo ao quarto dia de infecção quando a quantidade de vírus na secreção nasal é maior e dura em geral de 7 a 10 dias.

Sinais e Sintomas: - Coriza, - Obstrução nasal, - Diminuição do olfato e paladar, - Espirros, - Tosse, - Garganta inflamada, - Rouquidão, - Dor de cabeça, - Dor no corpo, - No início do resfriado o escorrimento nasal é líquido e límpido. - Depois, o líquido se torna mais espesso e purulento - Comumente não há febre, ou febre pouco intensa.

SAIBA MAIS: - Evite lugares fechados, - Lave as mãos com sabão freqüentemente, - Não fume, - Ingira bastante líquidos, - Alimente-se de maneira saudável, com frutas ricas em vitamina C e verduras, - Tente diminuir seu estresse, - Evite respirar pela boca, - Mantenha o nariz úmido pingando gotas de soro, - Utilize lenços de papel descartável, - Não existem vacinas para resfriados, - Não faça uso de bebidas alcoólicas, - Faça inalações com vapor quente, - Não faça atividades físicas durante o período, - Enquanto a maioria de nós se sente desconfortável perto de alguém que está espirrando e tossindo, a verdade é que estes sintomas são o último estágio e geralmente aparecem quando a pessoa está menos infectada. A maioria das pessoas espalha seu resfriado para os outros durante os primeiros dias, quando a garganta dói e estão começando a ficar mal. De qualquer maneira cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar.

Consulte seu médico se o resfriado estiver associado à febre alta e duradoura, impressão de sinusite, se o resfriado durar mais de 10 dias, assim como em caso de problemas respiratórios.

#Resfriado #drLeokahn

9 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :