Tireoidite de Hashimoto


Tireoidite de Hashimoto

Doença auto-imune, com característica principal de inflamar a glândula tireóide, sendo causada por um erro do sistema imunológico. Nessa tireoidite o organismo fabrica anticorpos contra as células dessa glândula que provocam a sua destruição ou a redução da sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo por diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Apresenta um fator hereditário, sendo acometidas em média sete mulheres para cada homem e sua prevalência aumenta com o decorrer da idade, num processo lento e silencioso. Não existe ainda uma explicação de como e porque o organismo começa a produzir anticorpos contra as células da tireóide, mas há hipóteses de que infecções virais ou bacterianas, a exposição a certos medicamentos e ao iodo, partos e fatores genéticos estejam envolvidos nesse processo. O diagnóstico é realizado através da história clinica em conjunto com os sintomas como o aumento da glândula que se apresenta endurecida, lentidão dos reflexos e anemia. Utiliza-se ainda de exames complementares de sangue para dosar a quantidade dos hormônios tireoidianos T3 e T4, do hormônio TSH produzido na hipófise, que estimula o funcionamento da tireóide, e a presença de anticorpos antitireoide, alem de ultra-som da glândula.

Sinais e Sintomas Não existem sinais e sintomas típicos da tireoidite de Hashimoto, os mais comuns são: - Astenia; - Pele seca e fria; - Dor nas articulações; - Constipação intestinal; - Alterações da menstruação; - Ganho de peso; - Intolerância ao frio; - Perda de cabelo; - Letargia; - Edemas; - Diminuição do apetite; - Sonolência; - Diminuição da freqüência cardíaca; - Aumento do colesterol; - Alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

SAIBA MAIS: - O hipotireoidismo leva a ganho de peso, mas NÃO É CAUSA DE OBESIDADE. - É muito comum as pessoas justificarem sua obesidade pelo hipotireoidismo, quando na verdade essa condição leva ao ganho de apenas poucos quilos, e por retenção de líquidos e não por ganho de gordura. - Ninguém ganha peso suficiente para ficar obeso só porque está com a doença. - A obesidade só ocorre naqueles pacientes que já se encontravam em situação de sobrepeso anteriormente. - O hipotireoidismo causado pela remoção ou irradiação da tireóide apresenta os mesmos sintomas do Hashimoto, com a diferença que seu início é abrupto e não progressivo. - Em crianças a doença leva a um quadro de baixo crescimento e retardo mental chamado de cretinismo. - Os hormônios tireoidianos são essenciais para o desenvolvimento do cérebro. - Outra causa de hipotireoidismo é a carência de iodo, substância necessária para produção dos hormônios. Hoje existe suplementação de iodo no sal de cozinha e por isso, esse tipo é mais raro nas áreas urbanas. - Sentir cansaço, intolerância ao frio e sonolência durante meses pode ser sinal de hipotireoidismo. Procure um médico para avaliação.

#TireoiditedeHashimoto #drLeoKahn

327 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :