Verrugas


Verrugas

Tumores benignos da pele e mucosas, causados pelo papiloma vírus humano (HPV), que ativa o crescimento anormal das células da epiderme. A transmissão ocorre por contato direto com pessoas ou objetos infectados, com a inoculação do HPV em pequenas lesões, principalmente em áreas de traumas. Pode ocorrer também a auto inoculação por meio dessas portas de entrada para o vírus, no contato sexual e pela via materno-fetal no momento do parto. Indivíduos com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas. Estima-se que as verrugas afetem principalmente as crianças e os adolescentes com idade entre 12 e 16 anos, sendo que nos países mais desenvolvidos cerca de 20% das crianças em idade escolar sofrem com verrugas, com maior frequência nas meninas.

São classificadas em: Vulgar – Mais comuns nas regiões de pele submetidas a traumas frequentes como dedos, mãos. Peri ungueal – localizadas em volta da unha. Plantar – Ocorre principalmente na sola dos pés, geralmente não formam saliências na sola dos pés devido ao seu achatamento ao caminhar. Plana – Menor e mais macia que os demais tipos de verrugas, ocorrem em qualquer região do corpo, mas em crianças são mais comuns na face, em adultos são geralmente encontradas nas regiões da face e pernas. Filiforme – Mais comum em idosos, de forma semelhante a um dedo projetada na superfície da pele. Genitais – Localizadas na região genital ou perianal, são mais macias e podem ser úmidas, quando localizadas nas mucosas. Tamanho e coloração variável, é mais frequente nos adultos e pode ser transmitida pelo contato sexual.

Sinais e Sintomas: - Podem ser assintomáticas, - Lesões vegetantes, - Ásperas, - Cor da pele, - Ás vezes planas, macias e escuras, - Dor local, - Sangramento, - Prurido.

O diagnóstico é realizado pelo médico através do histórico, exame físico das lesões e exames laboratoriais.

SAIBA MAIS: - Há mais de 70 subtipos diferentes de HPV que causam as verrugas. - 70% das verrugas aparecem nas mãos. - Não coce as feridas para que o vírus não penetre por escoriações na pele. - Uso de preservativos em todas as relações sexuais é a melhor forma de prevenir esse tipo infecção. - Nas crianças, geralmente desaparecem espontaneamente. - As Verrugas plantares muitas vezes confundidas com os calos. - A presença de um anel periférico espessado com pequenos pontos escuros no centro da lesão lembra a imagem de um “olho de peixe”, nome pelo qual são popularmente conhecidas. - As genitais ou condilomas acuminados podem ser precursoras de tumores malignos, como o câncer de colo de útero e de pênis. - Por causa do risco de provocarem câncer, esse tipo deve ser tratado com muita atenção. - As vacinas contra o HPV estão indicadas para prevenção da infecção genital, reduzindo o risco de evolução para o câncer genital. - É indicada para meninas a partir dos nove anos, e por ser vacina preventiva, deve ser aplicada preferencialmente antes do início da vida sexual e está disponível nos postos de saúde. - A vacina para meninos encontra-se, por enquanto, apenas disponível na rede particular. Procure seu médico.

#Verrugas #drLeoKahn

30 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :