Estenose e Artrose da Coluna Vertebral


Estenose e Artrose da coluna vertebral

Estreitamento dos espaços intravertebral na coluna, resultando na pressão sobre o cordão espinhal e/ou raízes nervosas, sendo que esse transtorno geralmente envolve o estreitamente de uma ou mais dessas três áreas na espinha: I- O canal no centro da coluna de ossos através da qual correm o cordão espinhal e raízes nervosas. II- Os canais na base das raízes nervosas que se ramificam pelo cordão espinhal. III-As aberturas entre as vértebras pelas quais os nervos saem da espinha. O canal vertebral normal fornece espaço adequado para o cordão espinhal e cauda eqüina, mas o estreitamento que ocorre na estenose pode ser herdado ou adquirido. Alguns indivíduos herdam um canal espinhal menor ou com curvatura da coluna (escoliose) que ocasiona pressão sobre os nervos e tecido mole, e comprime ou alonga os ligamentos. Na acondroplasia, a formação óssea defeituosa herdada resulta em redução do diâmetro do canal espinhal. A estenose resulta, geralmente, de um processo gradual degenerativo causado pelo envelhecimento e tanto alterações estruturais quanto a inflamação podem começar o processo. Com o decorrer dos anos os ligamentos da espinha podem ficar espessos e calcificar. Quando uma vértebra escorrega sobre outra (Espondilolistose), pode ocorrer por condição degenerativa, acidente ou, muito raramente, adquirida no nascimento, ocasionando pressão sobre o cordão espinhal ou raízes nervosas no local. A artrose ou osteoartrite, é a forma mais comum de artrite e tem maior probabilidade de ocorrer em pessoas idosas ou de meia idade, attravés de um processo degenerativo crônico que pode envolver várias articulações. Se o processo degenerativo da artrose afetar as articulações na coluna, ela pode ser acompanhada pela degeneração discal e alargamento ou crescimento ósseo que estreita os canais centrais e das raízes nervosas. A Artrite reumatóide geralmente afeta pessoas mais jovens que a artrose e está associada com inflamação e alargamento dos tecidos moles das articulações. Embora não seja uma causa comum de estenose espinhal, danos aos ligamentos, ossos e articulação que começam com sinovite (inflamação da membrana sinovial dentro das articulações) tem efeito danoso na função articular. As partes da coluna vertebral com maior mobilidade, como área do pescoço, são geralmente as mais afetadas em pessoas com esse tipo de artrite.

Sinais e Sintomas: - Dor no pescoço e costas, - Torpor, - Fraqueza, - Dor nos braços ou pernas, - Ciatalgia. O médico realizará uma anamnese e um exame físico minuscioso, podendo utilizar ainda exames complementares como: Raios-X, Ressonância magnética, Tomografia computadorizada, Mielograma entre outros.

SAIBA MAIS: - Quando a saúde de uma parte da coluna falha, isso geralmente coloca maior estresse sobre as outras partes do corpo. - Em muitos casos, as condições causando estenose espinhal não podem ser permanentemente alteradas por tratamentos não cirúrgicos, embora esses possam aliviar a dor por um período de tempo. - O tratamento não cirúrgico para estenose espinhal pode ser dado por clínicos gerais e reumatologistas. - Sentar ou flexionar a região lombar pode aliviar os sintomas. - Colete lombar, geralmente para pacientes com músculos abdominais fracos ou idosos. - Geralmente são aconselhados exercícios de flexibilidade e de fortalecimento. - Pessoas com estenose espinhal mais grave pode ter problemas com a função intestinal e da bexiga, assim como desconfortos no pé. - O fisioterapeuta também pode auxiliar no tratamento. - A cirurgia pode ser considerada imediatamente se o paciente tiver torpor ou fraqueza que interfira com a caminhada, prejudique as funções da bexiga e intestino, ou tenha outro envolvimento neurológico. - O propósito da cirurgia é aliviar a pressão sobre o cordão espinhal ou nervos, e restaurar e manter alinhamento e força da espinha. Procure um médico ortopedista ou neurologista.

#EstenoseeArtrosedaColunaVertebral #dornacoluna #drLeoKahn

96 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :