Derrame Ocular - Hipertensão Arterial é uma causa comum.

Derrame Ocular

Derrame ocular

Derrame sanguíneo que ocorre na conjuntiva, que é uma fina película transparente que recobre a esclera dos olhos. Também chamada de hiposfagma, tem como característica o rompimento de minúsculos vasos que irrigam a esclera, causando uma mancha vermelha que dificilmente acomete a visão. Considerada uma das emergências oftalmológicas mais corriqueiras, causa grande aflição e medo ao paciente e seus familiares. Raramente consegue associar algo que justifique a hemorragia, mas há causas mais comuns como: traumas leves, picos hipertensivos entre outros. Cistos e tumores na conjuntiva também podem causar o derrame, esses casos não são acompanhados de dor ou diminuição na visão. Fatores de risco: - Coçar ou esfregar os olhos, - Esforços físicos ou atividades físicas intensas, - Tosse e espirros repetidos, - Forçar muito para evacuar, - Episódios de vômitos, - Infecções oculares graves, - Cirurgia no olho ou pálpebra, - Alterações da coagulação. SINAIS E SINTOMAS: - Manchas vermelhas, com tom de sangue vivo, - Irritação com sensação áspera na parte superior dos olhos. O diagnóstico é realizado pelo histórico do paciente e no exame físico confirmando a ausência de secreção, BAV, fotofobia e sensação de corpo estranho. SAIBA MAIS: - Apresenta evolução benigna, com reabsorção do sangue em 1 a 3 semanas. - Fazer compressas de água fria nos olhos, pelo menos duas vezes ao dia. - Evite o uso de aspirinas e anti-inflamatórios. - O derrame ocular no bebê também é comum e sem complicações, - Muitas vezes é causada pelo próprio bebê ao coçar o olho ou ao fazer certos esforços como espirrar ou tossir. - Em casos que a mancha de sangue no olho persista e o bebê tenha febre, deve ser consultado o médico pediatra, pois pode ser sinal de alguma infecção no olho como a conjuntivite, por exemplo. - Raramente o indivíduo apresenta crises repetidas de sangramento. - Sangramento dos olhos também raramente pode ser causado por câncer de olho e inflamação da íris, a parte colorida do olho. No caso do sangramento intraocular em que aconteçam manchas vermelhas ou diminuição de visão, procure um médico oftalmologista.

2.814 visualizações0 comentário