Equilíbrio dietético - Suas escolhas definem Sua Saúde.


Equilíbrio dietético O excesso de peso é um problema de saúde mundial, que afeta, em média, uma a cada cinco mulheres e um a cada oito homens. Todos com peso superior a 10 quilos do ideal na relação peso/altura , com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 25. Sendo IMC= peso/altura x altura. Essa preocupação é atrelada ao aumento de doenças sistêmicas concomitantes, tais como: diabetes, doenças Cardiovasculares, renais, distúrbios digestivos e biliares. As pessoas, na maioria das vezes, tentam seguir teorias contraditórias com promessas imediatas e sensacionalistas, como dietas da moda e programas fraudulentos que podem causar sérias conseqüências à saúde. O combate ao excesso de peso segue padrões básicos tais como: uma caloria é sempre uma caloria para seu organismo, independente da sua fonte alimentar de origem. Excesso de ingestão de alimentos calóricos em relação à queima calórica diária. Não basta só comer em grande excesso para engordar. Se a pessoa ingerir apenas de 50 a 100 calorias/dia a mais do que a sua necessidade basal, no período de um ano estará de quatro a cinco quilos mais gordo. Comida e bebida em exagero no ambiente familiar é mais determinante do que herança genética para engordar. Herança genética determina sua compleição física, tal como estrutura grande ou pequena, indivíduo longelíneo ou brevelíneo. Culpar as glândulas pela gordura também é fugir do assunto. Isso pode até ocorrer, mas é relativamente raras. Mantenha peso tendo em mente sempre o seu peso ideal, pese-se uma vez ao mês. Troque alimentos de alto valor calórico pelos alternativos, lights e diet; procure não beliscar distraidamente durante seus afazeres ou mesmo durante suas horas de lazer; não coma nada para satisfazer como recompensa o seu estado de alegria ou de depressão. Procure realizar exercícios aeróbicos pelo menos uma hora ao dia: - Vá a pé até a padaria ou supermercado, - Suba as escadas ao invés de ir de elevador e, se possível, ande enquanto realiza alguma tarefa diária.

SAIBA MAIS: - Reduza o consumo de açúcar, sal, carboidratos e frituras. - Prefira carnes magras, aves e peixes. - Consuma, mas não exagere no consumo de leite, ovos e outros alimentos gordurosos. - Prefira queijo branco ao amarelo. - Troque a preparação dos alimentos, se possível na seqüência. Dê preferência aos cru, depois cozido, assado. Abandone os alimentos fritos e empanados. - Como vimos, a modificação de hábitos e comportamentos é essencial para o sucesso na redução de peso, fazendo um programa diário de exercícios e de dieta como parte integrante pelo resto de sua vida. Mas pense sempre que nunca devemos ser drásticos nessa tarefa, afinal, somos humanos e podemos dar uma ou outra escorregada furtiva na ida a uma festa. Vale mais a pena se dedicar a um programa modesto diário encaixando seus hábitos do dia-a-dia do que um plano de perda de peso radical, no qual não poderemos realizá-lo durante grandes períodos de nossas vidas.

O programa bem-sucedido é aquele em que exige pequenos sacrifícios diários em relação a toda vida, ao invés de sacrifícios enormes, fugazes e miraculosos, nunca sucedidos de êxito e saúde.

#equilibriodietetico #drLeoKahn #obesidade

62 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :