Hipoglicemia


HIPOGLICEMIA

A hipoglicemia ocorre quando a taxa de glicose no sangue é menor do que a normal, ocasionando vários problemas ao organismo, principalmente o funcionamento do cérebro (neuroglicemia). O nível preciso de glicose considerado baixo o suficiente para definir hipoglicemia depende do método de medição, idade da pessoa e a presença ou falta de sintomas. O método mais difundido é considerar o nível abaixo de 70 mg/dl medido por método padrão de glicose-oxidase usado em laboratórios para finalidades clínicas. Os dados estatísticos de crianças e adultos saudáveis mostram que glicemias em jejum abaixo de 60 mg/dl ou acima de 100 mg/dl são encontradas em menos de 5% da população. Foram encontrados níveis abaixo de 60 mg/dl depois de jejum noturno em 10% dos recém-nascidos e crianças jovens. Muitos indivíduos saudáveis podem eventualmente ter níveis glicêmicos na faixa de hipoglicemia sem apresentar sintomas.

Sinais e Sintomas: Podem ser divididos entre aqueles: - produzidos pelos hormônios (adrenalina e glucagon) ativados pela queda de glicose, - e efeitos neuroglicopênicos produzidos pelo nível reduzido de glicose no cérebro reduzido.

-Adrenérgicas: Inquietação, ansiedade, nervosismo, tremor. Palpitações, taquicardia. Transpiração, sensação de calor. Palidez Pupilas dilatadas.

-Glucagon: Fome, barriga roncando. Náusea, vômito, desconforto abdominal.

-Neuroglicopênicas: Julgamento prejudicado. Ansiedade, depressão, mau-humor, choro, medo de morrer. Negativismo, irritabilidade, beligerância, raiva. Mudança de personalidade. Fadiga, fraqueza, apatia, letargia, sono. Confusão, amnésia, tontura, delírio. Visão turva ou dupla. Comportamento automático. Dificuldade de falar. Falta de coordenação. Déficit motor, paralisia, fraqueza muscular em um lado do corpo. Dor de cabeça. Estupor, coma, respiração anormal. Ataque apoplético.

Nem todas as manifestações acima ocorrem em todos os casos de hipoglicemia e não há ordem consistente para o aparecimento dos sintomas. Juntamente com os sintomas e a concentração sérica baixa de glicose, o médico endocrinologista confirma o diagnóstico.

SAIBA MAIS:

- A causa mais freqüente é o álcool. - Não fique em jejum por período prolongado. - Cuidado com exercícios físicos e uso de hipoglicemiantes orais. - Insulinoma, gastrectomia e cirurgia bariátrica podem ocasionar hipoglicemia. - O açúcar sangüíneo pode subir ao valor normal em minutos consumindo de 10 a 20 g de carboidrato,essa quantidade está contida nos seguintes alimentos: 100-200 mL de suco de laranja, maçã ou uva, 120-150 mL de refrigerante comum não dietético, uma fatia de pão, quatro biscoitos do tipo cracker, uma porção de qualquer alimento derivado de amido, uma colher (sopa) de mel. A reversão da hipoglicemia consiste em elevar a glicemia, descobrir o motivo causador da hipoglicemia e tomar as medidas necessárias para que ele não se repita, em caso de sintomas acima procure seu médico.

#Hipoglicemia #drleokahn

27 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :