Dor na Coluna


Dor na Coluna

A coluna vertebral é uma interconexão complexa de nervos, articulações, músculos, tendões e ligamentos, todos capazes de causar dor, essa pode ser constante ou intermitente, restrita a um local ou irradiar para outras áreas, sentida no pescoço e irradiada para os braços, ou na região lombar e irradiada para as pernas. É das mais comuns no ser humano, nos EUA a lombalgia é a quinta causa mais comum de consultas médicas, cerca de 90% dos adultos experimentam dor na coluna em algum período da vida, sendo que 50% desses que trabalham têm a dor todos os anos. Em geral a dor na coluna não é um sério problema médico, a grande maioria dos casos da dor é benigna e não progressiva, a maioria das síndromes de dor na coluna são devido à inflamação, especialmente na fase aguda e geralmente dura de duas semanas a três meses.

Fatores de Risco: As principais causas são: - má postura, - sedentarismo, - obesidade, - traumas (diretos ou em outras regiões, afetando indiretamente a coluna), - alterações das curvaturas da coluna, - envelhecimento, - crescimento acelerado, - distúrbios hereditários, - atividades freqüentes como agachar, - levantar pesos excessivos , - estresse físico e emocional e - depressão.

Há vários motivos para a dor na região lombar e pernas, nos adultos com menos de 50 anos eles incluem prolapso ou hérnia de disco e doença degenerativa do disco; acima de 50 anos os mais comuns são osteoartrite e estenose espinhal. O diagnóstico é realizado através do histórico das dores na coluna do paciente, acompanhado de exame físico detalhado da postura, amplitude de movimento, espasmo muscular, dor e força muscular. Pode ser necessário o uso de exames como RX, Tomografia, Ressonancia, densitometria e outros.

Sinais e Sintomas: -A dor nas costas pode ser aguda ou crônica. -A dor aguda pode durar dois meses e dor crônica pode durar toda uma vida. -O paciente refere que sua coluna está travada, ele tem limitação na flexão anterior da coluna, dor e limitações nos primeiros movimentos pela manhã.

SAIBA MAIS: -Nervos longos que se originam na coluna e vão até as pernas e braços podem fazer a dor irradiar para as extremidades. -Cuidados com os levantamentos de peso de maneira errada, esforços físicos, acidentes, lesão desportiva, queda, músculos das costas enfraquecidos, má posição ao dormir, segurar o telefone com o ombro enquanto fala nele, carregar uma pasta ou mochila pesada, manter-se inclinado para frente por muito tempo, estresse e pressão do dia a dia, ganho de peso na gravidez. -A Distensão Muscular é a causa mais comum de dor lombar e quando dura mais de três meses ou quando há mais dor na perna do que nas costas, é necessário um diagnóstico mais específico. -Fisioterapia através de técnicas como: Reeducação Postural Global (RPG) e Reprogramação Músculo Articular da Coluna (RMA) são indicados. -Prática regular de exercícios físicos com orientação. -A dor na coluna na gravidez é uma situação normal causada pelo aumento do tamanho da barriga que faz com que o centro de gravidade da mulher mude de posição, trazendo alterações posturais mais ou menos graves. -Para diminuir a dor nas costas na gravidez sugere-se a prática de exercícios como alongamento e sessões de relaxamento, usar roupas confortáveis e sapatos de salto baixo, dormir deitada de lado com uma almofada entre as pernas, evitar ficar muito tempo em pé ou sentada, variando as posições de tempos em tempos. -O peso da mochila é um dos fatores que pode prejudicar a coluna da criança. O máximo de peso que as pessoas podem carregar é 10% do próprio peso. -Os exercícios mais eficientes no alívio dos sintomas dos problemas da coluna são os alongamentos. -A hidroginástica também é uma opção para quem quer se exercitar sem prejudicar a coluna, devido à diminuição do peso corporal na água. -O tratamento de acupuntura médica pode ser muito eficiente desde que seja complementar aos tratamentos da medicina convencional. É necessária a avaliação de cada caso para determinar o tratamento ideal.

Consulte um especialista médico, no caso o ortopedista.

#DornaColuna #drLeoKahn #problemasdecoluna

41 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :