Valina - Indispensável para a formação de massa Muscular


Valina

Aminoácido essencial, absorvido durante a alimentação diária e junto com a leucina e isoleucina formam a cadeia ramificada conhecida como BCAAs. A valina representa cerca de 5% dos aminoácidos e compõe cerca de 70% das proteínas musculares do nosso organismo, sendo indispensável no crescimento, metabolismo muscular e atua ainda nos níveis de nitrogênio. O seu consumo excessivo pode gerar doenças hepáticas, aumento de amônia sérica e eventualmente episódios de alucinação. O déficit na dieta pode acarretar perda muscular, complicações neurológicas, lesões de pele e aumento de apetite. A causa da anemia falciforme é uma mutação genética, onde o acido glutâmico é substituído pela valina. Alguns benefícios da Valina: - Controle de estresse - Combate a insônia - Diminuição do apetite - Regulação dos níveis de glicose sérica - Melhora do sistema imunológico - Diminuição da fadiga crônica - Contribui no tratamento do fígado e vesícula - Redução dos sintomas da discinesia tardia

SAIBA MAIS: - A OMS recomenda o consumo diário de 26 mg por quilo de peso corporal. - Adulto de 70kg, a ingestão diária recomendada é de aproximadamente 1.8mg. - Atividade física pode apresentar uma necessidade maior do aminoácido. - Os BCAA´s também tem a função de impedir a produção de ácido lático, uma substância que causa a fadiga. - É essencial para regeneração das fibras musculares que sofreram micro lesões durante os treinos. - O seu uso diminui a incidência de catabolismo muscular. - Vitamina B12 participa ativamente do catabolismo da valina. - Suplementação deve ser acompanhada por um médico nutrólogo.

Principais fontes do aminoácido na dieta/porção: Leite (529mg) Iogurte (980mg) Ovo (384mg) Carne vermelha (3.260mg) Carne de frango (2.820mg) Peixe (2.200mg) Soja (345mg) Lentilha (892mg) Feijão (887mg) Amendoim (860mg) Grão de bico (620mg) Batata (244mg) Brócolis (212mg) Banana (57mg) Laranja (55mg) Amêndoa (244mg) Chia (282mg) Gergelim (282mg) Castanha de caju (282mg) Arroz integral (292mg) Quinoa (346mg)

#Valina #BCAA #drLeoKahn #aminoacidos

60 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :