Lesões do manguito rotador


Lesões do manguito rotador

No ombro existe uma junta articulada em que a parte superior do osso do braço (úmero) forma uma junta com a escápula. O chamado manguito rotador (MR) consiste em um grupo de músculos: subescapular, supraespinhoso, infraespinhoso e redondo menor, que tem grande importância na estabilização, na força e na mobilidade articular. As lesões podem ocorrer devido à degeneração ligamentar, traumatismo, uso excessivo da articulação, como atividades realizadas com as mãos acima da cabeça, ou problemas vasculares. O mais frequente é a lesão crônica com graus variáveis, desde um pequeno edema até a ruptura total de um ou vários músculos do manguito. Acomete mais o sexo masculino, geralmente acima dos 45 anos, porém esses números tendem a mudar rapidamente devido ao grau de complexidade que os trabalhos atuais estão exigindo de ambos os sexos, associados ao alto grau de sedentarismo da população. Existe uma relação entre o impacto e a degeneração do manguito, levando a uma lesão evolutiva do MR classificada nas seguintes fases: - I. Abaixo dos 25 anos, ocorrendo dor aguda após esforço prolongado, sendo que nesta fase há edema e hemorragia em nível de bursa e tendões. - II. Entre 25 e 40 anos de idade e já começa fibrose e espessamento da bursa subacromial, além da tendinite o indivíduo se queixa de dor noturna e após atividades, podendo ocorrer ruptura parcial do manguito rotador. - III. Acima dos 40 anos, o paciente apresenta dor contínua com perda da força de mobilização devido à ruptura completa de um ou vários tendões.

O diagnóstico é realizado pelo médico através de histórico e exame físico detalhado, utilizando ainda exames de: Raiox simples, artrografia, ecografia e em alguns casos a ressonância magnética.

SAIBA MAIS: - Tendinite do manguito rotador, também denominada síndrome do impacto é a mais comum causa de dor no ombro. - A tendinite aguda tende a ocorrer em indivíduos mais jovens e mais frequentemente evoluem com calcificação na inserção do tendão supraespinhoso. - A crônica se apresenta com dor na região lateral do ombro, músculo deltoide, e ocorre em vários movimentos, especialmente abrir o braço e rotação para dentro, com dificuldades para se vestir e dor noturna. - A sobrecarga sobre a articulação geralmente é a principal causa. - Fatores relacionados à idade incluem degeneração e diminuição na vascularização dos tendões do manguito, bem como redução da força muscular. - Osteófitos na porção inferior da articulação acrômio-clavicular ou trauma agudo da região do ombro contribuem para o desenvolvimento da tendinite e processos inflamatórios, tais como a artrite reumatoide, podem causar tendinite do MR. - Não mantenha o braço na mesma posição por um longo período, como ao trabalhar no computador ou arrumar o cabelo. - Procure não dormir sobre o mesmo braço todas as noites - Cuidado ao praticar esportes que exijam que o braço seja movido sobre a cabeça repetidamente, como no tênis, natação e no levantamento de peso sobre a cabeça. - Trabalhar com o braço levantado por muitas horas ou dias como pintores e marceneiros. - A má postura por muitos anos e o desgaste normal dos tendões que ocorre com a idade também podem levar à tendinite do manguito rotador. Procure a ajuda de um médico ortopedista.

#Lesõesdomanguitorotador #drLeokahn

58 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :