Nevralgia

Nevralgia Também conhecida como neuralgia, essa patologia é o conjunto de sintomas dolorosos que ocorrem por meio da irritação ou lesões dos nervos sensitivos periféricos. A dor aguda e intensa da região lesionada é predominante, com características semelhantes a um choque, queimadura ou um corte. O nervo pode localizar-se em qualquer parte do corpo, mas ocorrem mais na região de face e pescoço. As nevralgias mais frequentes são a pós-herpética, do trigêmeo (facial), braquialgia (membros superiores), costalgia (costelas) e do nervo ciático. Existem dois tipos de nevralgia central, aonde o foco da dor se encontra na medula espinhal ou cerebral e a periférica. Fatores de risco: - Carência de vitaminas, principalmente a B1 e B12. - Deficiência alimentar. - Inflamações da face. - Compressão vertebral. - Irritação química. - Infecções. - Uso de medicamentos. - Pressões internas ou externas sobre os nervos. - Trauma. - Herpes. - Tumores. - Excesso de bebidas alcoólicas. - Esclerose múltipla. - Diabetes. Sinais e Sintomas: - Dor intensa, aguda e penetrante. - Intermitente ou constante. - Sensação de queimação, que piora quando a área é tocada. - Aumento da sensibilidade ao longo do trajeto do nervo danificado. - Fraqueza ou paralisia total dos músculos inervados pelo nervo afetado. O diagnóstico é feito por meio de uma história clínica minuciosa sobre a dor do paciente, acompanhado do exame físico, podendo ser solicitados exames complementares de sangue, eletrólitos, tomografia, ressonância, eletromiografia, microneurografia e até punção lombar. Saiba mais: - Cada nervo encontra-se protegido por um revestimento (mielina). Se essa camada protetora for danificada, ocorre a nevralgia. - São mais comuns em idosos, mas podem ocorrer em qualquer idade. - As herpéticas e infecciosas acontecem com maior frequência em imunodeprimidos. - A do nervo trigêmeo, conforme o ramo afetado, a dor pode manifestar-se na testa, no globo ocular, sobre a região malar, nos dentes superiores e nos inferiores, mas geralmente atinge todo um lado do rosto, sendo exacerbada por estímulos como falar, engolir, lavar o rosto, escovar os dentes, mudanças bruscas de temperatura etc. - O ciático provoca dores lombares, no quarto traseiro e nas coxas. - Geralmente, a nevralgia cessa quando eliminada a sua causa. - Pode haver complicações decorrentes da cirurgia. - A dor pode causar invalidez temporária. - Pode haver efeitos colaterais das medicações usadas para tratar a dor. - É aconselhável a introdução de dietas específicas para o enriquecimento da alimentação ricas em vitaminas do complexo B. - Outra causa a ser considerada e corrigida é a má postura, onde o tratamento com a técnica RPG (Reeducação Postural Global) pode ajudar.