Deficiência de vitamina B6 - A sua deficiência é relativamente rara

Deficiência de vitamina B6

Também conhecida como piridoxina, essa vitamina é absorvida no intestino delgado e diferentemente das outras do complexo B não é totalmente excretada pelos rins, ficando retida, principalmente nos músculos. É muito importante no metabolismo de aminoácidos, necessária no crescimento normal da criança, no metabolismo do triptofano e para sua conversão em niacina. Exerce função essencial no bom funcionamento do sistema nervoso, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e também no auxílio da manutenção dos níveis de glicose no sangue. A B6 age também para a redução do stress, prevenção das cáries dentárias, redução do nível de colesterol ruim e no funcionamento do cérebro. A sua deficiência é relativamente rara, no entanto, alguns medicamentos como a isoniazida, diminuem as concentrações plasmáticas da piridoxina. Indivíduos com quadro de alcoolismo e mulheres grávidas com pré-eclâmpsia ou eclampsia podem apresentar deficiência dessa vitamina.

Fatores de risco: - Déficit nutricional, Diarréia persistente, - Doenças genéticas, - Interação medicamentosa, - Anticoncepcionais, - Gastroplastia.

Sinais e Sintomas: - Pele rachada nos cantos da boca, - Glossite e estomatite, - Llíngua dolorida, - Fraqueza, - Arritmia cardíaca, - Insônia e irritabilidade, - Indigestão, - Falta de desejo sexual, - Paranóia, - Dificuldade para caminhar, - Dormência e formigamento nas mãos, pernas e pés. - Lesões seborréicas em torno dos olhos, nariz e boca, - Convulsões e edema de nervos periféricos, - Distúrbios do crescimento, - Anemia. O diagnóstico é realizado pelo médico através do histórico, do exame físico minucioso e do exame de sangue para determinação da vitamina B6, ou piridoxina e o valor de referência: 8,7 a 27,2 ng/ml.

SAIBA MAIS: - Geralmente os vegetais e as frutas são fontes pobres da B6, com exceção de alguns produtos que contêm quantidades consideráveis de piridoxina, tais como: os feijões, couve-flor, bananas, passas, abacate, batata, levedo de cerveja, nozes (amendoins, avelãs), pão, leite, milho e cereais de grão integral. - A vitamina B6 é relativamente estável ao calor, mas decompõe-se por oxidação e luz ultravioleta e por ambientes alcalinos. - A congelação de vegetais causa uma redução de até 25%, a moagem de cereais, gera um desperdício tão elevado como 90%. - As perdas por cozedura de alimentos processados podem alcançar os 40%. - O piridoxal e a piridoxamina são principalmente encontradas em: aves, fígado de vaca, porco, vitela, atum, truta, arenque e salmão. - Pacientes com diabetes mellitus ou diabetes gestacional apresentam uma melhora na tolerância à glicose quando recebem suplementos de vitamina B6. - Pessoas portadoras de asma podem sentir menos ataques e de menor gravidade de sibilo, tosse e dificuldades de respiração com o uso dessa vitamina. - Os sintomas em crianças incluem: anemia, apreensões, diarreia, irritabilidade e nanismo. - Nas mulheres a depressão, mudanças de humor, enxaqueca, perda de cabelo, irritabilidade, anemia, perda de apetite e pele seca.

Procure seu médico.