Cobre - Atua na proteção neurológica


Cobre

Oligoelemento de origem mineral, essencial, pois o organismo só obtém pela ingestão é encontrado em baixa concentração com grande importância biológica. O cobre auxilia na formação de células do sangue, hormônios, ação de enzimas antioxidantes e na síntese de neurotransmissores.

Outros benefícios: - Atua na formação da bainha de mielina - Ajuda a regular a quantidade de ferro no corpo - Importante para a formação de melanina - A enzima lisil oxidase dependente de cobre responsável pela ligação cruzada de colágeno e elastina - Contribuir para uma pele mais saudável - As cuproenzimas são responsáveis por várias reações essenciais para a função do cérebro e do sistema nervoso - Ação antioxidante proporciona indiretamente a prevenção de doenças cerebrais degenerativas.

SAIBA MAIS: - Esse mineral é essencial para um bom aproveitamento da vitamina C. - A ação antioxidante proporciona indiretamente também age de forma positiva na imunidade. - É essencial para enzimas antioxidantes como a superóxido dismutase e a celuroplasmina, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. - A deficiência pode causar osteoporose e doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. - Problemas na tireoide também podem ocorrer diante da carência de cobre. - Altas ingestões dietéticas de zinco podem impedir a sua absorção intestinal. - O suplemento de vitamina C pode diminuir a quantidade de cobre no organismo. - Os antiácidos podem interferir com a absorção do cobre quando usados em quantidades muito elevadas - A ingestão dietética recomendada (RDA) para o adulto saudável é aproximadamente 0,09 mg/dia. - Crianças o valor de RDA varia entre 0,034 a 0,07 mg/dia.

Alimentos ricos em cobre em 100g: - Farinha de soja – 2,88mg - Lentilha – 1,31mg - Chocolate – 1,2mg - Amendoim – 1,1mg - Aveia – 1,0mg - Amêndoa – 1,0mg - Brócolis – 0,84mg - Castanha do Pará – 0,66mg - Ostras – 2,0mg - Caju – 1,7mg - Avelã – 1,2mg - Cogumelos – 0,65mg - Carne vermelha – 0,65mg - Pão de centeio – 0,61mg - Ervilha – 0,57mg - Arroz – 0,58mg - Ovo – 0,57mg - Rabanete – 0,50mg - Alcachofra – 0,50mg

#Cobre #drLeoKahn

15 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :