Isoleucina - Atua no metabolismo energético e na Recuperação Muscular.


Isoleucina

Outro aminoácido essencial da cadeia ramificada, hidrofóbico, que em conjunto com a leucina e valina compõe o grupo BCAA, que correspondem em torno de 35% da quantidade total dos aminoácidos presentes nos músculos. É mais absorvido na presença de vitaminas do complexo B, sendo que biotina conhecida como vitamina B7 ou H o organismo não consegue catabolizar a isoleucina, podendo ficar armazenada em nosso organismo. Considerado um aminoácido com propriedade glucogênica que depois da transaminação pode ser utilizada no ciclo de Krebs e cetogenica na síntese de corpos cetônicos. Suas principais funções são atuar no metabolismo energético, controle da glicemia sérica, promover a recuperação muscular após os exercícios e precursor da glutamina/alanina.

Outros benefícios da isoleucina: - Representa cerca de 4% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. - Produção de energia – Sua degradação gera a acetilcoenzima A (Acetil CoA), exatamente a mesma molécula que produzimos ao quebrar o açúcar proveniente dos carboidratos gerando energia e CO2. - Queima de gordura - Estimula a utilização da gordura como fonte de energia para o metabolismo. - Síntese protéica - é um dos aminoácidos indispensáveis para a formação do tecido muscular. - Formação de glicose e corpos cetônicos. - Aumenta a produção de hemoglobina. - Bloquea a eliminação de vitamina B3 (niacina) pelo rim.

SAIBA MAIS: - A dose diária recomendada de isoleucina é aproximadamente 1,3 g/dia para um indivíduo de 70 kg. - Aumenta a resistência e diminui a fadiga muscular. - Ela é um dos aglomerados que formam as proteínas que se unem para dar origem à massa magra. - Essas proteínas também são utilizadas para síntese de hormônios e anticorpos vitais para a defesa do organismo.

Fontes ricas em isoleucina por porção de 100 g: Atum- 1,20g Carne vermelha- 1,25g Frango- 1,32g Salmão- 1,16g Gema de ovo- 1,09g Queijo Prato- 1,21g Mozarela- 1,39g Amendoim- 0,50g Salame- 1,21g Soja- 1,78g Feijão- 1,49g Grão de bico- 1,14g Lentilha- 1,19g Amêndoa- 0,88g Arroz- 0,34g Aveia- 0,56g Milho- 0,28g Presunto- 0,70g Quibe cru- 0,40g

Estudos sugerem que os aminoácidos de cadeia ramificada estimulam a utilização da gordura como fonte de energia para o metabolismo. Sendo assim auxiliam no processo de emagrecimento saudável.

#Isoleucina #drLeoKahn #aminoacidos #proteinas

49 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :