Nefrite


Nefrite

Doença renal causada por processo inflamatório, infecciosos ou reações autoimunes que afetam seu tecido e suas estruturas. Geralmente a inflamação não afeta o rim ao todo, as principais partes acometidas são os glomérulos (a primeira parte do aparelho de filtração do rim), os tubos e os tubulointersticial ou os vasos sanguíneos renais (vasculite). Na reação imune o anticorpo e o antígeno podem atacar diretamente, aderindo às suas células ou um antigêno e um anticorpo podem se unir em qualquer outra parte do organismo e depois aderir às células renais. A Nefrite pode ser aguda quando provoca lesões mínimas e com probabilidade de rápida melhora, ou crônica se ocorrerem lesões mais graves de forma progressiva. Em crianças, as agudas são curadas em cerca de 90% dos casos, enquanto que nos adultos, somente 50% dos casos se curam e o restante cronifica. No Brasil é a causa mais comum da insuficiência renal cronica, podendo levar à diálise. Os tipos de nefrite são a Glomerulonefrite, em que a inflamação afeta principalmente o glomérulo; a intersticial ou nefrite tubulointersticial, quando ocorre nos túbulos dos rins ou nos seus espaços com o glomérulo e a lúpica que é causada pelo Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Fatores de risco: - Malária, - Tifo, - Salmonelose, - Toxoplasmose, - Herpes - Outros vírus e bactérias, - Antidepressivos, - Antihipertensivos, - Transplantados, - Lupus.

Sinais e Sintomas: - Diminuição de urina e de cor avermelhada, - Edema dos olhos ou das pernas, - Perda de apetite, - Náuseas e vômitos, - Fadiga, - Insônia, - Coceira, - Câimbras, - Hipertensão, - Sangue e proteínas na urina.

O diagnóstico é realizado pelo histórico, exame físico e através de exames laboratoriais para descobrir se é infecciosa ou não. A biópsia renal pode confirmar o diagnóstico e determinar o nível de gravidade da enfermidade.

SAIBA MAIS: - A causa mais comum por antecedente infeccioso é o Streptococcus hemolyticus, na escarlatina ou na tonsilite aguda. - É raro ser consequente a outros tipos de infecção, como a pneumonia. - As causas mais comuns das glomerulonefrites são de origem infecciosa. - As lesões nas formas agudas costumam regredir completamente no prazo de um ano, mas as lesões da fase crônica podem progredir insidiosamente. - Há vários tipos de situações que são capazes de lesar os rins e produzir sintomas e consequências semelhantes. - Primeiros sinais e sintomas que fazem suspeitar de uma nefrite aguda são relacionados a alterações da urina, tais como, diminuição da urina e cor sanguinolenta. Ainda pode ocorrer edema nos olhos e nos membros inferiores e pressão alta. - Cerca de 45% dos pacientes com insuficiência renal crônica são de origem imunológica e a segunda mais frequente, em cerca de 20% a causa é o diabetes. - Diagnóstico diferencial com: pielite aguda e pielonefrite, nefrite tipo II, nefrite crônica, nefrite embólica, doenças febris, insuficiência cardíaca congestiva, toxemia da gravidez, proteinúria benigna, hematúria por tuberculose e tumores do rim ou do trato urinário. No caso de aparecimento destes sintomas o indivíduo deve procurar imediatamente um médico nefrologista.

#Nefrite #drLeokahn

3 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :