Síndrome do túnel do carpo


Síndrome do túnel do carpo

Neuropatia causada pela compressão do nervo mediano no canal do carpo, sendo esse formado entre os ossos do punho chamados de ossos carpais por onde passam o nervo e tendões flexores e revestidos pelo tecido sinovial. Ocorre principalmente pela Lesão do Esforço Repetitivo (L.E.R.), devido aos movimentos repetitivos de digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas como quedas e fraturas, inflamatórias, hormonais, medicamentosas e por Tumores. Mulheres grávidas podem ter sintomas da doença ocasionados pelo inchaço próprio da gravidez; na maioria dos casos os sintomas desaparecem após o parto podendo reaparecer muitos anos mais tarde. Cerca de 70% dos pacientes tem entre 40 e 70 anos de idade, sendo as mulheres afetadas de três a cinco vezes mais que os homens, devido ao hábito das mulheres realizarem mais trabalhos manuais que os homens. Dois testes ajudam a estabelecer o diagnóstico: * Phalen - consiste em dobrar o punho e mantê-lo fletido durante um minuto. Como essa posição aumenta a pressão intra-carpo, se houver compressão do nervo, os sintomas pioram. * Tinel - ao percutir o nervo mediano. Se ele estiver comprometido, a sensação será de choque e formigamento. Em alguns casos o médico pode achar necessário pedir uma eletroneuromiografia para fechar o diagnóstico.

Sinais e Sintomas: - Parestesia, sensação de formigamento, de dormência, que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente na área de enervação do nervo mediano. - Diminuição gradual da força muscular dos dedos. - Diminuição da sensibilidade inicialmente nos três primeiros dedos (polegar, indicador e médio). - Dor inicialmente no território inervado pelo nervo mediano e progredindo para antebraço e cotovelo. - Formigamento dos dedos. - Em casos avançados cianoses nos três primeiros dedos. - Pele seca da mão.

SAIBA MAIS: - O nervo mediano fornece a sensação da maioria das partes da mão e os tendões flexores permitem a movimentação da mão. - Os sintomas típicos são representados por dormência e formigamento nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos indicador, médio e anular; em quase 2/3 dos casos é bilateral. - A síndrome do túnel do carpo entra na categoria de transtornos de traumas acumulados. - Evite atividades que impliquem movimentos de flexo-extensão do punho. - Lembre-se de que alterações dos hormônios da tireóide e doenças como diabetes podem acarretar neuropatias compressivas. - Mulheres no climatério estão mais sujeitas à síndrome do túnel do carpo, por causa da queda na produção de estrógeno. - Ao sentar apóie corretamente os braços e punhos quando usar o computador. Não se esqueça de que seu uso inadequado é um fator de risco para L.E.R. e a síndrome do túnel do carpo. - As tarefas que mais comumente podem ocasionar a síndrome do túnel do carpo incluem são costurar, trabalhar no computador, uso de ferramentas manuais que vibram ou que são pequenas, prática de esportes como: golfe, tênis, escalada e remo. - A ergonomia desempenha um papel importante na estação de trabalho, esta deve ser avaliada e ajustada para se ajustar aos requerimentos físicos da pessoa. - Outra forma de prevenção é fazer mini pausas durante o dia de trabalho. - Alongar e relaxar os ombros, costas, punhos e mãos entre longos períodos de trabalho também ajudam. - Os "splints" são pequenas talas de material duro, porém flexível, que são colocados desde a mão até o antebraço e fixados com velcro, podendo ser facilmente retirados e colocados. - Se a síndrome do túnel do carpo não responder ao tratamento conservador, então cirurgia pode ser necessária para reduzir a pressão no nervo mediano. - A fisioterapia é importante em várias fases da doença. O resultado eficaz do tratamento conservador depende bastante da precocidade do diagnóstico e tratamento, ou seja, se você tem Síndrome do Túnel do Carpo procure tratamento logo, você tem grandes chances de sucesso em seu tratamento.

Procure o médico se tiver sensação de formigamento nas mãos, mas para o diagnóstico clínico da Síndrome o médico Ortopedista é indicado.

#Síndromedotúneldocarpo #drLeokahn

82 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :