Deficiência de vitamina C


Deficiência de vitamina C

A vitamina C (ácido ascórbico) é essencial para a formação do tecido conjuntivo, contribui para a absorção do ferro, recuperação de queimaduras e feridas, além de ser antioxidante. A principal doença da deficiência dessa vitamina é o Escorbuto, causando sangramento da gengiva, mucosas, provocando minúsculas manchas e feridas na pele, podendo progredir a ponto de causar dificuldade de cicatrização, anemia e má formação óssea. Normalmente o organismo cria um depósito com cerca de 1.500 mg de vitamina C de uma vez e os sintomas de quando está baixo, só aparecem depois que essa reserva fica menor de 300 mg, mas é necessário passar várias semanas sem consumir absolutamente nada de vitamina C para que ocorra essa queda em uma pessoa bem nutrida. Pesquisas nutricionais em países da Ásia, África e América Latina indicam que grande parte da população é desnutrida e consomem muito menos vitamina C, que é considerada essencial, no entanto nenhum país informou que o escorbuto seja um problema de saúde importante.

Fatores de risco: - Deficiência nutricional, - Gravidez, - Lactação, - Hiperfunção da glândula tiróide (tirotoxicose), - Diversos tipos de inflamação, - Cirurgia, - Queimaduras.

Sinais e Sintomas: - Equimose, - Sangramento de gengivas, - Hemorragia nasal frequente, - Anemia ferropriva, - Fadiga, - Apatia, - Perda de apetite, - Depressão, - Ansiedade, - - Cicatrização lenta, Petéquias.

O diagnóstico é realizado pelo histórico do paciente e através de exames físiuco e laboratoriais. Os níveis de ácido ascórbico podem ser determinados no plasma ou células brancas do sangue, fornecendo evidências das reservas de vitamina C no organismo. O teste de fragilidade capilar não é conclusivo, mas pode ser muito útil. No Escorbuto infantil os exames radiológicos revelam hemorragias periósteais, que em conjunto com os sinais clínicos estabelecem esse diagnóstico.

SAIBA MAIS: - Não fume. - Não consuma álcool em excesso. - Mulheres que tomam contraceptivos orais apresentam níveis mais baixos de vitamina C no sangue. - O escorbuto infantil causa malformações ósseas. - Os alimentos fonte dessa vitamina são ótimos para melhorar as defesas do organismo e ajudar no combate às infecções. - Os principais alimentos fonte de vitamina C são: abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, morango, pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, brotos de verduras, agrião e alface. - Essa vitamina é rapidamente destruída quando exposta ao ar e a luz e não deve ser administrada com leite, água com gás, ou qualquer outro meio que possui ph alcalino. - Alimentos podem ser parcialmente ou completamente destruídos por armazenamentos longos ou pela cozedura.

A ingestão adequada pode variar de acordo com a fase de vida: - Adolescentes - 75 mg/ dia - Homens adultos - 90 mg/dia - Mulheres adultas - 75 mg/dia - Mulheres grávidas - 80 mg/dia - Amamentação - 120 mg/dia

Alguns antidepressivos e diuréticos podem levar a necessidades acrescidas dessa vitamina, procure seu médico.

#DeficiênciadevitaminaC #drLeokahn #escorbuto

87 visualizações

Visto em

    Gostou da leitura? Compartilhe agora e me ajude a proporcionar informações e orientações aos meus leitores :